Netflix: motivos para assistir “A Queda da Casa de Usher”. Exposição de motivos sem spoiler – Renato Martins

Direto aos pontos vamos enumerando porquê vale muito a pena a distração de assistir 8 capítulos desta série da Netflix:

I- As falas enxertadas do brilhante Edgar Allan Poe (até seu falecimento é um mistério), são um convite para se pensar na vida e não na morte como se observa nos filmes tosquinhos de terror. Por isso, não é uma série de terror, longe disso.

II- O conceito central é a ‘Ganância’ que se coloca como uma “maldição” para o gênero humano e se verifica nas ações das grandes corporações do planeta. Frieza e egoísmo institucional destas, se corporificam nas personalidades de seus gestores e os resultados são objetos de críticas ácidas e humor negro à toda a sorte de monopólios globais que controlam boa parte dos capitais no mundo – não sem obscuros efeitos colaterais. Eis a questão da série!

III- Efeitos colaterais do todo da existência nas regras de mercado que misturam cura com doença, sorte com morte e poesia trágica com redenção… Todas as narrativas estão lá, bem dispostas.

IV- A trilha da minissérie vem envolta com músicas dos anos 80 (que gosto muito), e fotografia de tipo “áurea sinistra” impecável. Todo o horror usado é na medida em que se tenta dramatizar cada angústia humana por trás das decisões e desejos na forma como a mente, cientificamente, busca prazer e recompensa. Aliás, os capítulos trazem uma visão mecanicista do homem em sua busca de satisfazer-se numa perspectiva do funcionamento do cérebro e sua desmistificação das emoções com até certa quebra de deslumbre das ditas “coisas boas da vida”.

V- Por fim, a linha da história foca no como só a busca da imortalidade é um desafio sério para os bilionários entediados dono de corporações gigantes. E, paradoxalmente, como a imortalidade seria apenas essa retroalimentação infinita das mesmices emocionais da mortalidade.

O corvo e o gato preto típicos do Poe, sempre pulando e voando aparentemente livres, posto que estão mesmo é presos as suas intuições de passar mau-presságio até a eternidade…

Boa diversão!

Por Renato Martins com método Raio X das Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais