Bernardo Bello é acusado de lavar dinheiro do bicho com empresa de delivery de churrasco

Na manhã de 31 de maio de 2022, o advogado Carlos Daniel Dias André, de 41 anos, parou sua caminhonete Hilux blindada num sinal de trânsito no bairro Cafubá, na Região Oceânica de Niterói. Eram 7h30, e logo se formou uma fila de carros que aguardavam a liberação do trânsito. Uma moto com dois ocupantes encostou ao lado da Hilux, e o garupa desembarcou sacando um revólver. O homem ainda aproveitou que a janela do carona estava parcialmente aberta, colocou a arma para dentro do veículo e apertou o gatilho três vezes. Um dos tiros acertou a cabeça de Daniel, que morreu na hora. Os assassinos fugiram pela contramão. No momento em que foi executado, o advogado estava a caminho de uma reunião com um cliente importante: o empresário Marcello Magalhães, que prosperou em plena pandemia depois de fundar a Zé do Churrasco, uma empresa de delivery de kits de carne que espalhou franquias pelo Rio e chegou a movimentar R$ 20 milhões em menos de um ano.

O crime foi o ponto de partida para que a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) concluíssem que o empreendimento de sucesso era, na verdade, uma fachada para a lavagem de dinheiro da máfia que controla o jogo ilegal no Rio. A investigação aponta que a Zé do Churrasco era usada pelo bicheiro Bernardo Bello para dissimular a origem dos lucros provenientes da exploração do jogo do bicho, de máquinas caça-níqueis e de cassinos clandestinos na Zona Sul e na Grande Tijuca. A empresa de kits de carne foi palco de uma disputa interna na quadrilha do contraventor, que envolveu a invasão de sua sede por homens armados com fuzis e culminou no assassinato do advogado em Niterói.

A Zé do Churrasco foi fundada por Magalhães logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, em 2020. No início, toda a operação era feita pelo empresário no quintal de sua casa. Com a população de quarentena e o mercado de delivery aquecido, a empresa logo decolou: segundo comunicado enviado à imprensa em agosto de 2021, a firma alardeava ter em seus quadros “mais de 300 funcionários e mais de 23 milhões de kits vendidos, além de frigorífico e aplicativo próprios”. Na época, a empresa já tinha 35 franquias no Rio e dez em São Paulo.

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