Alerta Vermelho: Frente Fria Traz Chuvas Fortes para o Sudeste do Brasil

Data: 22/03/2024

A chegada de uma intensa frente fria promete mudanças significativas no clima de parte do Brasil, com especial atenção para os estados do Sudeste. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Defesa Civil Nacional, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiram um alerta vermelho para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo devido à previsão de chuvas intensas.

Os avisos são válidos a partir desta sexta-feira (22) até domingo (24), com previsões que apontam para acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas e possibilidade de exceder 200 mm nos dias subsequentes. Condições severas de tempo, incluindo ventos que ultrapassaram os 140 km/h, já foram registradas no Rio Grande do Sul, evidenciando a potência do sistema frontal em aproximação.

O INPE, em coletiva nesta quinta-feira (21), detalhou que os significativos volumes de precipitação são decorrentes da atuação desta frente fria, que avança sobre São Paulo já nesta sexta-feira. Além das chuvas, são esperadas descargas elétricas, granizo e rajadas de vento em várias regiões dos estados afetados, intensificando os riscos de deslizamentos de terra e transbordamentos de córregos.

Além disso, está prevista ressaca em algumas áreas costeiras, com ondas de até 2,5 metros no litoral do Rio de Janeiro, conforme alertas emitidos pela Marinha.

Os impactos esperados, segundo o Cemaden, incluem deslizamentos de terra e outros eventos adversos associados ao alto volume de chuvas. A situação é considerada mais crítica no Rio de Janeiro, com previsão de chuvas fortes a partir da tarde e noite de sexta-feira (22), especialmente nas regiões da Costa Verde, Metropolitana e Serrana.

Em São Paulo, os eventos hidrológicos previstos são mais rápidos, com possibilidade de transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra pontuais, podendo afetar a circulação em importantes rodovias como a dos Tamoios e a Oswaldo Cruz.

As autoridades alertam para a possibilidade de desastres e recomendam atenção redobrada às previsões meteorológicas e aos avisos das defesas civis locais.

Referência: Informações fornecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Defesa Civil Nacional, Inmet, INPE e Cemaden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas