Observe um copo de água em cima da mesa da cozinha. Parece sem graça para você? Olhe de novo. Ainda nada de interessante? Talvez porque você ainda não leu As maravilhas da água (Brinque-Book), o novo livro do britânico, radicado na Austrália, Philip Bunting, o mesmo autor de Quem sou eu? e Árvores geniais. O autor traz tantas curiosidades sobre a água que, certamente, você nunca mais vai olhar para este líquido inodoro e incolor e julgá-lo como insosso.
Como mostra o livro, a água é tão importante – não só para a nossa sobrevivência, como para a de todo o planeta – que isso já é motivo suficiente para falar dela sempre. No entanto, para concentrar as discussões e a conscientização sobre esse recurso natural importantíssimo, a Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água. Desde 1992, ele é celebrado sempre, a cada 22 de março.
Para você ter uma ideia do quão interessante esse líquido – que não tem cheiro, sabor ou cor, conforme aprendemos na escola – pode ser, selecionamos aqui algumas das curiosidades mais interessantes do livro de Philip Bunting. Mas por lá tem muito mais! Você vai querer saber tudo sobre esse líquido – que compõe, inclusive, a maior parte do nosso cérebro, como destacamos aqui embaixo.
1. O cérebro e a banana
Cerca de 75% do seu cérebro é água. A porcentagem de água presente no cérebro é a mesma do que a de uma banana.
2. 1.500.000.000.000.000.000.000
Uma gotinha de água tem 1,5 sextilhão (é um número com muitos e muitos zeros) de moléculas. Cada molécula de água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, H2O, lembra?
3. Melhor lugar ao sol
No sistema solar, a Terra é o único planeta posicionado em uma zona habitável, ou seja, nem quente demais, nem fria demais. Por isso, é um ambiente perfeito para a existência de água em forma líquida. A água cobre 71% da superfície da Terra.
4. Muito sal
No entanto, de toda essa água, 97% é salgada e apenas 3% é doce, ou seja, que podemos beber.
5. Águas passadas
A maior parte das moléculas de água que estão aqui existem desde a formação do planeta. Elas estavam na nuvem de poeira que se tornaria o sistema solar. As mesmas moléculas de água circulam pelo mundo há bilhões de anos!
6. Você pode ter algo em comum com um tiranossauro
A mesma água passa repetidas vezes por ciclos de evaporação, condensação e precipitação. Ela muda de lugar e formato, mas está sempre por aqui. Isso significa que a água que está no seu copo (aquele que você achou sem graça) pode ter passado pelo corpo de um dinossauro.
7. Chorando litros
Nós consumimos e perdemos litros de água por dia, participando desse ciclo. Eliminamos água pelo xixi, pelo cocô, pela transpiração, pela respiração e até pelas lágrimas.
8. Democrática
A água líquida sempre flui para os pontos mais baixos que encontrar. E isso tem uma razão! Dessa forma, ela ajuda as menores formas de vida a crescer. Essas formas de vida, por sua vez, ajudam os maiores a crescer e se desenvolver.
FONTE: Blog das letrinhas