Onze alunos do Xadrez Escolar da Prefeitura de João Pessoa participaram, neste domingo (29), do Torneio de Inauguração do Projeto Xadrez na Praça, que contou com 29 participantes de 8 a 15 anos de idade. O evento foi organizado pelo Clube Oriental das Américas de Xadrez, em parceria com a Federação Paraibana de Xadrez e o apoio da Prefeitura.
A premiação foi oferecida do 1º ao 4º lugar de cada categoria e todos eles foram premiados durante a competição realizada na Praça do 1º Grupamento de Engenharia. Dário Ravi Uchoa de Andrade, aluno da Escola Municipal Santa Ângela, localizada no bairro do Cristo, foi o grande campeão do torneio das escolas.
O coordenador do Projeto Xadrez na Escola, Francisco Cavalcanti, destacou que o torneio tem o objetivo de divulgar o esporte para todos os públicos e também movimentar o espaço das praças com a ação pedagógica. “Esse é o primeiro passo dentro do Xadrez na Praça, inclusive, para a realização desses eventos a gente precisa de autorização da Prefeitura”, informou.
Francisco Cavalcanti chamou a atenção para a importância da participação dos alunos das escolas municipais no torneio, o que gera um grande incentivo para crianças e adolescentes. “A gente vê com um grande entusiasmo, porque eles se esforçam muito no aprendizado, inclusive do xadrez. E sair de casa num domingo pela manhã para disputar um campeonato e vencer não é fácil. A gente vê que boa parte do alunado de cada escola, que o projeto atua, se dedica bem ao xadrez, juntamente com a direção da escola e, claro, o professor. E a gente está lá também com eles quase que diariamente”, ressaltou.