O GLOBO- Lauro Jardim: O hospital privado HELP venceu o grito de SOCORRO da rede pública nas emendas parlamentares 2022. ENTENDA

O renomado Lauro Jardim, colunista do Jornal O Globo, aponta que o recém inaugurado Help, hospital privado dos mais modernos, localizado em Campina Grande, que se propõe a ser também um laboratório escola, recebeu mais de 11,7 milhões em emendas parlamentares para sua construção – chamando a atenção do TCU pela falta de transparência do uso e da finalidade pública real destes recursos. Outra suspeita do jornalista é saber se o hospital, que é uma fundação privada, tem ala já com devida autorização/regulamentação para direcionamento de atendimentos do SUS.

O hospital é de propriedade do milionário Dalton Gadelha, dono também de faculdade privada de medicina inclusive, com o hospital incrementando outros negócios do empresário. Todos de reconhecida saúde financeira e êxito.

O HELP mais forte que hospitais públicos para alguns deputados em 2022: 11,7 milhões x 11,3

O PROBLEMA ÉTICO DAS EMENDAS PARAIBANAS DE 2022 EM MEIO A CRISE DA SAÚDE PÚBLICA:

Enquanto hospitais públicos pedem “SOCORRO”, o privado e bem nutrido HELP recebe a maior e mais significativa ajuda da BANCADA parlamentar em 2022. O então Deputado Efraim, coordenador da bancada do estado, alegou que o protagonismo desta emenda ao hospital privado foi do Deputado Ruy Carneiro-PSC. O que contraria demais seu discurso de defesa da “melhoria da saúde pública”, já que na prática ele ouviu mais ao milionário HELP, que os gritos de SOCORRO da rede pública, seus usuários humildes e seus profissionais…

Hospital do Sertão no PAC, ainda na lista de espera de recursos; relegado na emenda de bancada.

Outro ponto que chama a atenção e indigna o cidadão é que o partido PSC, é vice-presidido nacionalmente pelo irmão de Dalton, Marcondes Gadelha, e teve na eleição vitoriosa do deputado federal Ruy Carneiro, em 2022, uma grande conquista que há tempos não conseguiam no estado. 2022 teve então o citado hospital privado e essa eleição fortalecidas por fundos eleitorais destinados pela executiva nacional e emendas públicas sem critério de bem publico pelo congresso. É legal? Talvez. É ético isso? Não! Definitivamente não!

Novo Hospital da Criança-CG, desde 2020 esperando recurso de ampliação para ser materno-infantil.

Fato é que a questão envolve sim debate sobre a legalidade e moralidade do direcionamento dessas verbas de bancada, posto que o placar das emendas parlamentares do povo paraibano apontam: 11,7 milhões para a estrutura privada do Help contra 11,3 para construção de hospitais públicos, sendo 6.5 para o Hospital do Sertão e 4,8 milhões para o Hospital da Criança.

Conclusão: Com a poderosa força de articulação de Ruy sobre os colegas, o HELP privado venceu em destino de recursos o urgente pedido de SOCORRO dos hospitais públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas