É um inicio… Porém, um passo a frente e já não estais no mesmo lugar. Quando vereador levei as ruas, ao MP e até ao interior dos ônibus, medindo as temperaturas internas, um movimento chamado “Climatização Já”- com forte adesão de usuários.
A ideia é simples: ônibus atraente menos precário e capaz de desafogar o trânsito da cidade pela opção ao transporte coletivo. Provei ao MP e ao SINDIÔNIBUS e a CMJP, ao Governo do Estado e a PMJP na época de Cartaxo, que podíamos fazer isso sem aumentar as passagens. Como? reduzindo ICMS das peças dos ônibus e diesel junto com o ‘Preço Público’ que é o ISS das passagens dos ônibus. Assim, teríamos redução de 8 a 10% dos custos gerais das empresas, valor muito mais que suficiente para arcar com o maior gasto de combustível e novas manutenções do veiculo modernizado. Como é em vários estados que dispõe deste serviço há tempos – como o RJ onde fui conhecer a experiência e ver os cálculos na planilha.
Entrevista explicando o projeto com dados incontestáveis
Nossa frota de 450 veículos poderia ser modificada em cerca de 25% ao ano. Se tivesse sido ouvido na época (2014 até 2016 e depois em 2020), hoje, 8 anos depois, já estaríamos com a frota toda modernizada e climatizada, com wi-fi inclusive. Naquele momento pedi à “aliança” que existia entre governo e prefeitura (2014 Ricardo e Cartaxo fizeram aliança eleitoral, onde afirmei que não participaria de teatro) para ser ouvido e mostrei o estudo nosso. O lucro e subserviência aos monopólios do transporte coletivo foram mais forte que nosso movimento.
Também afirmei que o UBER, os mototáxis e o calor crescente tornariam os ônibus menos atraentes, o que diminuiria seus clientes. Dito e feito: agora, medidas como essa surgem atrasadas e infelizmente prometem ainda serem mais caras que a passagem normal. Entretanto, creio que logo perceberão que mais barato que o custo de um viaduto é modernizar a frota. Qualificar o transporte coletivo é muito mais eficaz para desafogar o trânsito que caros viadutos que mitigam por pouco tempo uma pequena área.
Ônibus tradicionais não servem como estratégia de melhoria do tráfego na cidade.
De momento é celebrar a sensibilidade da gestão Cícero por abraçar a causa da desprecarização do transporte coletivo e impulsionar este debate para que juntos: estado e município possam ajudar no barateamento destes custos para os consumidores, por suas vantagens estratégicas.
Por Renato Martins com Raio X das Notícias
RELEMBRE: ABAIXO SEGUE UMA DAS MATÉRIAS DE 2015 QUE SAIU EM VÁRIOS SITES LOCAIS E NACIONAIS SOBRE NOSSO PROJETO:
Proposta de vereador sobre climatização dos transportes coletivos de João Pessoa chama atenção da população
Uma proposta de projeto de lei, voltada para o transporte público, vem chamando atenção dos moradores da capital paraibana. A ideia, que partiu do vereador Renato Martins, tem como principal objetivo climatizar os ônibus proporcionando maior conforto e qualidade aos usuários de transportes coletivos de João Pessoa. O vereador está se locomovendo de ônibus para fazer um levantamento dos principais problemas e leva com ele um termômetro para medir a temperatura dentro dos veículos.
Muitos sites nacionais que cobrem transporte coletivo mostraram nosso estudo e ideia. |
No estado toda a mídia, assim como redes sociais, se ‘entupiram’ com placas de #ClimatiçãoJá |
“O Brasil inteiro vem aprendendo com as experiências do mundo. O transporte coletivo é barato e de qualidade em muitas cidades. O ministério público do Rio de Janeiro ganhou na justiça a medida de climatizar os ônibus. Em São Paulo foi baixada uma nova portaria exigindo que os ônibus sejam climatizados. Em Fortaleza já existe, assim com Recife enfim, é um movimento nacional que parte de um principio muito simples que quer investir na mobilidade humana antes da urbana” argumentou Renato.
Durante muitos anos, nas gestões de Cícero, João Pessoa adotou ônibus com ar condicionado em diversas linhas
“Já fomos ao ministério público onde foi marcada uma audiência pública e já provocamos a OAB para apoiar o nosso projeto” declarou. O vereador completou sua defesa dizendo que o calor é fator de risco para a saúde dos passageiros e causa quedas de pressão e estresse. Ele declarou que vai levar o projeto a AETC e cobrará fiscalização por parte da Semob. “O ruído e o calor dentro dos ônibus provocam doenças das mais simples como as quedas de pressão até as mais graves como o estresse. Conforto não é luxo, é qualidade de vida. Até dia 03 de março apresentaremos a AETC o projeto de lei e o estudo. Iremos também cobrar da Semob fiscalização” finalizou Renato.