Sete cidades da região Serrana do Rio convivem com medo de chuva

TRAGÉDIA – Treze anos atrás, sete cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro tiveram o maior número de mortes registrado em uma catástrofe natural no Brasil. E, até hoje, o medo da chuva é presente para muitos moradores.

Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro e Bom Jardim foram devastadas por grandes deslizamentos e enchentes em janeiro de 2011: 918 pessoas perderam a vida; centenas nunca foram encontradas – as autoridades não sabem dizer exatamente quantas.

Vítimas do desastre natural na Serra Petrópolis dizem que os gaúchos, mesmo diante de tanta dor, precisam se manter vigilantes.

“Não é favor. A gente não tem que chegar lá e pedir, por favor, vem limpar o meu rio, por favor vem fazer o replantio, por favor evita essa construção irregular aqui. O poder público tem que estar presente, ele tem que se preparar de forma preventiva e cobrar também do poder público que refaça aquilo que foi destruído”, diz Ruth Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Parque do Imbuí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais