Autoridades de Nagorno-Karabakh aceitaram uma proposta de cessar-fogo feita pelas forças de manutenção da paz russas, informou a agência de notícias armênia Armenpress nesta quarta-feira (20), um dia após o Azerbaijão ter lançado uma operação militar no território disputado.
O Azerbaijão iniciou, na terça-feira (19), o que chamou de campanha “antiterrorista” contra as forças separatistas na região, que autoridades de Karabakh disseram ter matado dezenas e ferido outras centenas.
Nagorno-Karabakh é uma região sem litoral que fica dentro das fronteiras do Azerbaijão.
Leia Mais
- Tribunal Penal de Haia diz que sofreu incidente de cibersegurança
- Após insistência ucraniana, Lula e Zelensky terão 1º encontro nesta quarta (20)
- Com assassinato e troca de farpas, Índia, Canadá, Alemanha e China vivem tensões
O território internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas é o lar de cerca de 120.000 armênios étnicos, que constituem a maioria da sua população e rejeitam o domínio azerbaijano.
A região tem o seu próprio governo, apoiado pela Armênia, mas que não é oficialmente reconhecido por qualquer país.
O cessar-fogo deveria começar às 13h (horário local) desta quarta-feira, anunciou o gabinete presidencial de Nagorno-Karabakh.
“Foi alcançado um acordo sobre a retirada das restantes unidades e militares das forças armadas da Armênia da zona de implantação das tropas de manutenção da paz russas, a dissolução e o desarmamento completo das formações armadas”, afirmou em comunicado o comunicado.
O Ministério da Defesa do Azerbaijão afirmou ter concordado em suspender a sua operação, informou a agência de notícias russa RIA Novosti.
O Azerbaijão, por sua vez, informou que as autoridades se reunirão com representantes da comunidade armênia em Nagorno-Karabakh na quinta-feira (21), na cidade de Yevlakh, “para discutir questões de reintegração sob a constituição e as leis do Azerbaijão”.
A presidência de Nagorno-Karabakh disse que seu Exército de Defesa esteve “várias vezes em menor número” enquanto tentava defender a região das tropas azerbaijanas na terça-feira.
“Lamentavelmente, o Exército de Defesa também sofreu baixas, enquanto em algumas partes o inimigo conseguiu penetrar nos postos avançados de defesa, capturando várias alturas e entroncamentos rodoviários estratégicos”, afirmou.
“Na situação atual, as ações da comunidade internacional no sentido de acabar com a guerra e resolver a situação são insuficientes. Levando isto em consideração, as autoridades da República de Artsaque aceitam a proposta do comando do contingente de manutenção da paz russo relativamente a um cessar-fogo”, disse o Gabinete Presidencial de Nagorno-Karabakh, segundo a Armenpress.
(Fonte: CNN)