Principais aéreas do país incrementaram operações para aumentar conectividade interna após iniciativa entre Ministério do Turismo e setor privado, para baratear despesas e facilitar logística.
Aviões no pátio do aeroporto de Belo Horizonte; país terá milhares voos extras durante o verão 2024Divulgação/BH Airport
Entre janeiro e fevereiro, a oferta de voos domésticos no Brasil vai aumentar: as três principais companhias aéreas do país, Latam, Azul e Gol, disponibilizaram milhares de voos extras no território para dar conta das viagens na alta temporada.
Segundo informações do Ministério do Turismo, a Latam tem três mil voos extras marcados para o mês de janeiro com o objetivo de atender os cerca de 7,3 milhões de passageiros esperados pela companhia, uma alta de 17% quando comparado ao mesmo período de 2022/2023.
A Bahia lidera o número de voos extras da empresa com 562 ao todo; em seguida vem Santa Catarina (538), Brasília-DF (532), Ceará (240) e Pernambuco (234).
Já a Azul deve disponibilizar 2,7 mil voos extras até o começo de fevereiro, sendo 1.419 deles no Nordeste, ou seja, mais da metade da oferta.
Espera-se ainda que a Gol opere 20,8 mil voos somente ao longo do mês de janeiro, com as principais conexões entre o estado de São Paulo e as cidades de Salvador, Recife, Maceió e Ilhéus, assim como de Porto Seguro e Fortaleza para São Paulo e ainda de Belo Horizonte para Salvador.
A aérea ainda deve registrar aumento de 76% nas operações em Alagoas com ajuda da nova rota Congonhas-Maceió, assim como ampliação nas viagens de Maceió para Brasília, Belo Horizonte, Guarulhos e Salvador. Um aumento de 43% das operações deve ser visto na Bahia, com adição de conexões a partir de Salvador para o Sul, como Curitiba e Porto Alegre, e para BH, Rio e Vitória.
A maior oferta de voos faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo com o segmento privado para aumentar a conectividade doméstica na alta temporada.
Além do verão, vale lembrar que nas férias de julho do ano passado foram criados cerca de 4,2 mil voos domésticos extras, em que o Nordeste recebeu a maior parte do total.
Fonte: CNN com Ministério do Turismo