Profissionais de saúde ressaltam importância da vacinação e da amamentação para o bebê

O mês de agosto é conhecido como ‘Agosto Dourado’ por simbolizar a luta e conscientização pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está associada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A vacinação nesse período é muito importante, pois com a mamãe protegida e vacinada, o leite materno confere imunidade passiva à criança amamentada enquanto seu sistema imunológico está em processo de amadurecimento.

“Por meio de Nota Técnica, o Ministério da Saúde recomendou a amamentação antes e durante o uso de vacinas injetáveis em crianças, como medida não farmacológica para o manejo da dor. Essa é uma orientação respaldada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por diversos estudos que apontaram a eficácia da abordagem na redução do desconforto e do estresse durante o procedimento”, explicou Fernando Virgolino, enfermeiro e coordenador do Setor de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Ainda de acordo com a nota, se houver vacinas orais e injetáveis a serem administradas na mesma visita ao posto ou algum serviço de saúde, deve-se começar pela vacina oral, aguardar o aleitamento materno e, em seguida, aplicar a vacina injetável.

“A amamentação durante a vacinação injetável pode reduzir o estresse por meio de vários mecanismos, incluindo conforto físico, sucção, distração, ingestão de açúcares e outras substâncias que podem ter, individualmente e em conjunto, efeitos de alívio da dor. Quando praticada antes da vacinação, a amamentação pode reduzir a angústia via saciedade do bebê, que pode promover a calma durante os procedimentos que utilizam agulhas”, completou o coordenador.

No calendário das crianças são contempladas as vacinas que protegem contra Tuberculose – BCG, Paralisia Infantil (VIP e VOP), Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus influenzae B – Pentavalente, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, Meningite e Pneumonia – Pneumocócica 10, Rotavirus Humana, Hepatite B, Hepatite A, Febre Amarela, Meningocócica C, Covid-19, Influenza, HPV (de 9 e 14 anos) e Dengue (de 10 a 14 anos).

Já o calendário das grávidas e de quem está no puerpério, devem conter as seguintes vacinas: contra Covid-19, Influenza (gripe), Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – está recomendada em todas as gestações, Dupla adulto (dT) e Hepatite B. “É importante que as gestantes e puérperas conversem sempre com as médicas que as acompanham para orientar sobre as vacinas e conversar também sobre a amamentação, caso haja alguma dificuldade”, orientou Fernando Virgolino.

Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (2):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais