A soledadense Lorranny Vitória venceu a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023, na modalidade Bocha. A estudante do 7º ano já havia se destacado na fase estadual e agora venceu os concorrentes de outros nove estados que participaram da disputa Norte e Nordeste, realizada em Belém, no estado do Pará. Em novembro, ela representará as duas regiões na disputa nacional, em São Paulo.
Lorranny tem 12 anos e nasceu com paralisia cerebral. Por conta da condição, ela não tem o movimento completo das pernas e utiliza a cadeira de rodas para se locomover. As limitações não a impedem de superar os desafios na vida e também na Bocha.
Ela teve seu primeiro contato com a modalidade na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e desde então, passou a praticar duas vezes por semana, em Campina Grande. Na competição, os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e precisam fazer arremessos de bolas. As jogadas devem ser o mais próximo possível de uma área branca e podem ser feitas com as mãos, pés e instrumentos próprios do jogo.
Lorranny tem acumulado vitórias. Além de vencer a etapa municipal, ela ganhou a estadual e a regional, sendo a última mais recente. Ela agora se prepara para a etapa nacional. “Contamos com a torcida de todos para ganhar mais uma medalha. Ver ela vencendo e se destacando é muito gratificante, principalmente ao ver a alegria dela”, conta o pai, Francifábio.
Apoio – O prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, parabenizou a jovem e ressaltou o papel do esporte como ferramenta de inclusão e transformação. “Sua determinação, esforço e habilidade são verdadeiras inspirações e nos mostram que a dedicação sempre trará resultados. O esporte entra como instrumento para que tudo isso se potencialize, trazendo destaque para Lorranny, Soledade e a Paraíba”, apontou.
A Prefeitura fornece o transporte para a Rainha de Borborema, além de ter feito o translado da família até o aeroporto, de onde partiram para Belém para a competição regional e ainda apoia a atleta com ajuda de custo.
O incentivo ao esporte tem sido uma realidade no município do Cariri. A secretária de Educação, Andréa Berto, lembra do projeto ‘Atletas do Futuro’, que contempla cerca de 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com aulas de futebol de salão nas categorias masculino e feminino e capoeira. Em mais de dez anos de existência, o projeto ganhou destaque na Paraíba e se tornou uma das equipes mais vitoriosas do estado. “Temos mantido um olhar de compromisso e responsabilidade para o esporte, apoiando incansavelmente cada modalidade desempenhada”, conta.