OBRA ESTRUTURANTE: Vice-Governador e Presidente do Novo Aeroclube avaliam operações na pista principal. Equipamento orgulho paraibano. Veja!

A Paraíba ganhou um importante equipamento estruturante – trata-se do Novo Aeroclube Senador José Maranhão, na coladinha São Miguel de Taipu (do lado do Parque Bem Mais de Vaquejada) que teve ontem uma tarde de voos e pousos na sua nova pista. E que senhora pista de tráfego aéreo! Ela tem o tamanho igual a do aeroporto Santos Dumont no Rio. Com capacidade diurna e noturna para receber qualquer avião da indústria que você já tenha visto no céu; de Boeing gigante à jatos particulares intercontinentais.

A tarde de alegria e realização aeroviária foi acompanhada ao vivo por Lucas Ribeiro, o jovem vice-Governador, visionário, entendeu bem o papel estratégico de geração de negócios, serviços e turismo para o estado de um espaço destes, bem além de uma importante escola de aviação e paraquedismo. Tudo ciceroneado pelo Presidente do Aeroclube, Engenheiro aviador Alberto Gomes (o competente e idealizador esquerdinha). Explicando tudo a deputados, demais diretores e aviadores como Guilherme, empresários e intelectuais como Nêgo do Bem Mais, Rui Galdino e este escritor que vos narra o episódio histórico, .

Para se ter uma ideia a pista já em funcionamento tem 1360 metros de comprimento com 26 de largura, iluminada, tudo de padrão internacional. Capacidade inclusive, em caso de emergências ou manutenção, suprir completamente a pista de nosso aeroporto de Bayeux e receber qualquer aeronave sem precisar de desvio à Recife ou Natal.

E o projeto não para, está em construção mais 2 pistas de 900 metros por 20, igualmente com balizamento noturno, junto com respeitáveis 71 hangares para acomodação das aeronaves de distintos modelos. Reitero: tudo operando 24 horas para pouso e decolagem de todos os tipos de aviões. Um avanço para o desenvolvimento da Paraíba difícil de medir a importância e saudado por Lucas Ribeiro, que viu os voos e pousos e analisou as plantas e qualidade do material em seus detalhes.

Emocionado, Aberto Gomes, técnico reconhecido pelas poucas palavras e muito trabalho, resumiu tudo em uma única frase: “O senador José me ensinou que toda obra deveria ser estruturante, e assim estamos seguindo seus ensinamentos”. Com certeza, o saudoso Maranhão deve estar orgulhoso de ver seu Aeroclube, sempre uma ponte para o céu, ser uma estrutura de nível nacional com capacidade de entrar na rota aeroviária do País.

Por Renato Martins para Raio X das Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias