- Não fornecer dados pessoais em links enviados sobre promoções;
- Desconfiar de solicitações de pagamento imediato;
- Verificar se o site é seguro, se tem um cadeado no endereço da página;
- Verificar se a loja online tem um CNPJ registrado;
- Guardar todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais;
- Pesquisar preços para comparar valores;
- Verificar se o produto tem a certificação obrigatória, como o selo do INMETRO;
- Verificar se o produto é adequado para a idade da criança;
- Inspecionar o produto antes de comprar;
- Ficar atento à política de troca da loja;
- Exigir a nota fiscal;
- Lembrar que os 7 dias para desistir da compra se aplicam apenas a compras realizadas fora do estabelecimento físico;
- Separar os dados que permitam identificar e localizar a sede do fornecedor;
- Imprimir e guardar todos os documentos que atestam a relação entre consumidor e fornecedor;
- Ter registros da apresentação dos defeitos do produto.
O Procon-PB pode ser contatado pelo WhatsApp (83) 98618-8330, Disque 151 (gratuito), Site www.procon.pb.gov.br, Redes sociais: @proconpb (Instagram e Facebook) e @procongovpb (Twitter).