Podemos medir um evento político por 2 dimensões: (1) A soberana adesão da força popular; e, (2) a aceitação e reforço de grandes líderes que representam esta força em diferentes esferas. E o que houve ontem em Bayeux, na filiação da Empreendora Social Tacyana Leitão, foi uma explosão deste dois fatores, de modo a transbordar potencialidade de coisas boas para todo o estado. Bayeux ontem, mostrou que pode ser sim a capital política da Paraíba. A cidade reagiu como se estivesse grávida e pronta para aperfeiçoamentos e inovações de gestão que impactem todo o estado – pois esta é a vontade vista nos sorrisos e gritos do povo ontem: Bayeux é grande e exige ficar maior ainda!!! nada menos que isso eles querem mais.
Convocados por uma parceria de realizações que encanta a cidade, e vem dando combustível de esperança de momentos ainda melhores, a prefeita Luciene de Fofinho e o deputado estadual mais votado da história de Bayeux, Felipe Leitão (esposo de Tacyana), pediram a doação de energia para este projeto, tanto do povo como da classe política dirigente do estado. Como dito acima, o resultado foi uma explosão de força.
Sobre o povo – a parte a mais importante: era multidão fora que não conseguia entrar, gente dentro que não conseguia andar, carros sem estacionar e ruas nas proximidades lotadas… Como se cada pessoa fosse um cartaz a dizer: “estamos aqui com ela; Tacyana Leitão queremos Bayeux na vanguarda dos grandes projetos e recursos deste estado e região. Queremos crescer no mapa e confiamos na força e empenho seu e do seu grupo”. Cada pessoa lá, seja fora ou nas laterais por falta de espaço, seja dentro espremido, todas, dizendo essa mesma coisa com os olhos… Quem tava lá como eu viu isso!
Sobre o sim da classe política à Tacyana Leitão: Governador João disse em alta voz que andaria nas ruas da cidade pedindo apoio para Tacyana e seria parceiro de primeira hora de seus programas. Depois, assinou a ficha de filiação e disse abraçado com Luciene,: “Tacyana Leitão vamos vencer juntos esta tarefa que o povo lhe pede, conte comigo”. Depois, o Presidente da Assembleia, Adriano Galdino, foi taxativo em falar da honra e do trabalho incansável do Deputado Felipe Leitão, e que junto com a esposa não cansarão de trazer recursos e benefícios para a cidade pois contarão sempre com ele também, em cada passo. Junto colado!
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, não poupou palavras de euforia e entusiasmo com parcerias futuras com Tacyana para a região metropolitana: desde serviços de saúde, segurança, trânsito e atração de investimentos como indústrias, comércio e turismo. Cícero agradeceu a Felipe pela competência quando Secretário de Desenvolvimento Social e que compensará e muito nas estratégias de gestão metropolitana, que é onde todos nós vivemos e transitamos.
Inúmeros deputados e prefeitos estavam lá. Difícil falar nomes sem esquecer. Mas vamos lá: Major Sidney de Sapé, Nabor Wanderley de Patos; Secretários de Estado Tibério Limeira, Deusdete Queiroga e Ronaldo Guerra; deputados Wilson Filho, Daniele do vale e Francisca Mota e muitas, muitas lideranças de Bayeux.
Humano: Deputado Felipe, com voz embargada, falou do casamento dos dois ainda aos 17 anos. Da família com 2 filhos e 1 neto. Citou o fato da esposa gostar de cuidar das pessoas, e fez e fará isso a vida toda, sem pedir holofote. Com a timidez de quem faz como missão espiritual, vocação inata e desinteressada de ser boa para com o próximo, e assim ter a paz do senhor no coração na hora de dormir, sabendo que ajudou de alguma forma este mundo tão doente. Essas credencias são a que ele toma como fundamental para o novo estágio de desenvolvimento de Bayeux, cidade que ele disse ter gratidão e com essa nova luta vitoriosa da esposa, especialista em fazer o bem, dará decisivos passos em todas as áreas da gestão pública.
E a fala de Tacyana Leitão?
Para a imensa alegria de todos ela falou só de amor e carinho para cada um daqueles que confiam nela e a estão chamando. Não! Ela não fez um discurso da política tradicional. Não tenho como resumi-la nestes termos então. Ela só agradecia a todos e como se tivesse orando em silencio, tinha um olhar molhado como a pedir benção para realizar os passos da cidade que o cidadão foi lá pedir a ela. Compromisso de olhar, de expressão, de gestos sutis, nada de palavras chavão de palanque ou promessas decoradas. Não foi a politicagem que fez uma aliança vitoriosa ontem… Mas a alma de uma fala mansa e olhar sincero que fez um pacto com os sonhos de cada família ali… Algo muito mais vigoroso que qualquer verborragia ou assinatura de caneta de muitos profissionais da politicagem por aí.
Bayeux ganhou uma boa notícia: O olhar humano de Tacyana completando os desafios de Luciene. Tudo com a força de articulação de um deputado como Felipe. É Bayeux tendo foco nas causas humanas na frente da politicagem que trava. Já que essa língua, Tacyana Leitão, por tudo que todos viram e sentiram ontem, nem sabe falar nem ouvir.
Reitero: A população disse ontem que Bayeux é grande, mas eles a querem maior ainda, e ela tá sendo chamada pra isso – pela postura humana que exala uma simplicidade que convence só pela presença e áurea…
Por Renato Martins com método Raio X das Notícias