Guerra contra a Dengue: DF, GO,BA e PB ampliam público para a vacina; veja as idades

Cidades e municípios com alto número de doses da vacina contra dengue que vencem em 30 de abril podem ampliar faixa etária. Na paraíba, ocorrerá em 24 cidades em situação mais delicada.

Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (18/4), que os municípios que tiverem com alto número de doses de vacina da dengue a vencer em 30 de abril podem ampliar a faixa etária do público-alvo para imunização, que agora abrange pessoas de 6 a 16 anos.

Entretanto, caso os municípios permaneçam com baixa adesão, a faixa etária pode ampliar ainda mais, para a população entre 4 e 59 anos, como especificado na bula da vacina. O público-alvo fica a critério de cada município.

Leia também no Metrópoles sobre o tema:

As secretarias de Saúde do Distrito Federal, da Bahia, da Paraíba e de Goiás já afirmaram que vão seguir as orientações do ministério.

No DF, as doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos estão disponíveis desde a manhã desta quinta-feira; há cerca de 2,8 mil doses disponíveis. Goiás informou que vai seguir a nota e orientar os municípios a ampliar a campanha para o público de 4 a 59 anos.

Já na Bahia, o governo afirmou que vai ampliar o público-alvo até os 59 anos e 11 meses, mas o critério da faixa etária será definido por cada município.

Paraíba com atenção em 24 cidades:

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – através do Núcleo de Imunização – segue a recomendação e ampliou a faixa etária do público-alvo da vacina contra a dengue.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, essa é uma estratégia temporária válida para aqueles 24 municípios que estão dentro dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para vacinar contra dengue neste ano de 2024.

“Se o município perceber que, mesmo ampliando para este público, ainda há o risco de perdas de doses, pode ampliar para a faixa etária de 04 a 59 anos, que é a faixa etária limite da vacina da dengue. É importante frisar que essa ampliação de público é uma estratégia temporária só para o lote de vacina que tem validade até 30 de abril. Ampliando a faixa etária dentro do município, com a d1, o Ministério da Saúde vai garantir que essa criança ou esse adulto tome a d2 da vacina”, explanou.

Ampliação de vacina decidida por Câmara Técnica

Essa estratégia temporária foi tomada durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), nessa quarta-feira (17/4). A pasta afirma que os vacinados a partir dessa ação terão a segunda dose garantida.

“Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Essa recomendação não vale para os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, cujos lotes de vacina têm validade para o fim de junho e julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais