Faixa de Gaza vai sofrer ‘catástrofe’ em 24h se não receber ajuda, diz OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse hoje que a Faixa de Gaza vai sofrer uma “catástrofe” em 24 horas se não receber ajuda humanitária imediata.

O que aconteceu:
Território está bloqueado devido à ausência de um acordo entre Israel e o Egito. O chefe regional da OMS, Ahmed Al Mandhari, disse que “restam 24 horas de água, eletricidade e combustível” em Gaza e classificou o que está por vir como uma “verdadeira catástrofe”.

A Faixa de Gaza tem sido bombardeada de forma incessante por Israel desde que o grupo extremista Hamas atacou o território israelense em 7 de outubro. Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, pelo 2.700 pessoas morreram em Gaza desde então.

Dois dias após o ataque do Hamas, Israel ordenou um “cerco total” à Faixa de Gaza. Medida fez com que o abastecimento de água, energia, combustível e comida fosse cortado no território.

ONU alertou ontem que 2 milhões de pessoas estavam sem água potável na região. “As pessoas agora são forçadas a usar água suja de poços, aumentando os riscos de doenças transmitidas pela água. Gaza também está sob um apagão de eletricidade desde 11 de outubro, o que afeta o abastecimento”, disse a entidade em comunicado. O governo Israelense alega que liberou ontem água no sul para favorecer ainda mais a ida dos Palestinos para perto do Egito e ajudar na iminente invasão ao norte da Faixa de Gaza.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais