Especialistas batem cabeça para entenderem o ‘Raio X’ da conjuntura global de conflitos crescentes. Cada vez mais extremistas nacionalistas de direita eleitos prometendo espantar imigrantes de seus países. Até portugueses estão com raiva de brasileiros “tomando” seus empregos.
Em lugar nenhum a busca por empregos ou mercados se encontra em paz. imigrantes ameaçados em todo lugar, protecionismo em todos os governos, e muita crise econômica empobrecendo maiorias e ampliando a concentração de renda para poucos.
E como o sistema capitalista de crises perpétuas resolve seus problemas? Com guerras! Quanto maior a crise maior o conflito. Vejamos as batalhas mais estratégicas em formação:
1- Ártico: No polo norte, dizem especialistas militares, é onde estão submersos submarinos russos nucleares com mais de 700 metros imersos, invisíveis aos radares e indefensáveis em seus disparos fatais. Ameaçam diretamente a Inglaterra e os EUA. A movimentação intensa destes no Ártico chama a atenção e carrega muita tensão por ser um confronto nuclear direto entre superpotências.
Canal de Suez liga Europa, Ásia e África pelo Mar mediterrâneo
2- Os Hutis, guerrilha no Iêmen, na extremidade da Península da Arábia, ameaça prejudicar o comércio internacional bloqueando o caminho do canal de Suez no Egito. O ataque a embarcações é de difícil defesa, aumenta custos de seguro e pode gerar contornos de navegação que retroagem às rotas navais ao século XIX – contorno do Cabo da Boa Esperança na África. Encarecendo produtos.
Cabo da Boa Esperança. Rota desde 1500, ficou em desuso depois de Suez…
3- A Venezuela retoma uma disputa secular por 2 terços da Guiana – que já foi colônia Britânica e hoje é comandada por petrolíferas norte-americanas. A região do Essequibo, conhecida como Guiana Essequiba na Venezuela, é um território de cerca de 160 mil quilômetros quadrados, a oeste do rio de mesmo nome que desde 1899 está em lide pelos 2 países, tendo a Venezuela perdido a terra em 1899, mas ganho a causa em 1966 na convenção de Genebra que desfez o ato de 1899. Desde então nenhum passo foi adiante. A área tem petróleo e interessa no jogo geopolítico internacional. Um conflito perto de nós não soma em nada. Pode opor grandes forças bem além dos dois vizinhos.
Área disputada pela Venezuela em destaque
4- A China tem Ilhas Militares nucleares para reivindicar Taiwan, além de se defender de porta-aviões e bases americanas. Tic Tac; Tic Tac…
China constrói ilhas cercando Taiwan
5- A Coréia do Norte alega ter satélites, mísseis balísticos com ogivas nucleares e um exército numeroso. Desfez acordo com a Coréia do Sul, reforça a fronteira e preocupa muito o Japão que volta a se militarizar depois da II guerra. Tem acordos armamentistas com Rússia e China.
Armas balísticas intercontinentais da Coreia do Norte: dificil detecção para defesa
Bem além de Ucrânia e Israel: O mundo tem atualmente 30 conflitos. A crise econômica gerada pelo sistema financeiro do dinheiro lastreado em títulos de dívidas e feitos de zeros (0) e um (1) digitais, não servem para os poderosos pensarem em paz e prosperidade, e sim, em mais guerra do tipo salvem-se os mais fortes…
Por Renato Martins com Método Raio X das Notícias
2 respostas
Como sempre primo vc entendo muito bem do assunto. Parabéns 👏👏👏
Matéria com muita ênfase, e conhecimento no que se refere ao poderio bélico internacional