Descoberto um exoplaneta fofo como algodão-doce

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um exoplaneta que parece ter a consistência de algodão-doce.

Este novo planeta, chamado WASP-193b e localizado a 1.200 anos-luz da Terra, é 50% maior que Júpiter, mas é sete vezes menos massivo, o que lhe confere uma densidade extremamente baixa, comparável à do algodão doce.

“WASP-193b é o segundo planeta menos denso descoberto até agora, depois do Kepler-51d, que é muito menor,” explicou Khalid Barkaoui, da Universidade de Liège, na Bélgica.

“A densidade extremamente baixa faz dele uma verdadeira anomalia entre os mais de cinco mil exoplanetas descobertos até hoje. Esta densidade extremamente baixa não pode ser reproduzida por modelos padrão de gigantes gasosos irradiados, mesmo sob a suposição irrealista de uma estrutura sem núcleo,” acrescentou Barkaoui.

A densidade do exoplaneta foi calculada em cerca de 0,059 grama por centímetro cúbico (g/cm3). A densidade de Júpiter, por outro lado, é de cerca de 1,33 g/cm3; e a Terra é mais consistente, com 5,51 g/cm3.

Um dos materiais mais próximos em densidade do novo e fofo planeta é o algodão doce, que tem uma densidade de cerca de 0,05 g/cm3.

“Não sabemos onde colocar este planeta em todas as teorias de formação que temos neste momento, porque ele é um ponto fora da curva em todas elas. Não podemos explicar como este planeta foi formado. Olhar mais de perto para a sua atmosfera irá nos permitir restringir um caminho evolutivo deste planeta,” disse Francisco Pozuelos, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais