Dia da Consciência Negra
A afirmação de que os negros não são descendentes de escravos é correta, pois ninguém nasce escravo. A forma correta de se referir a esse grupo de pessoas é como descendentes de povos africanos que foram escravizados.
Os povos africanos que deram origem aos brasileiros negros são resultado de uma migração pré-histórica que começou há cerca de 5.000 anos. Essa migração seguiu uma rota por dentro das florestas tropicais do centro do continente.
Os escravos trazidos para o Brasil pertenciam a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses e os bantos. Os sudaneses eram originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, enquanto os bantos eram capturados no Congo, Angola e Moçambique.
“Negros não são descendentes de escravos, como dizem os livros escolares. São descendentes de civilizações africanas. De reinados fortes e poderosos. São descendentes de reis, rainhas, príncipes e princesas. São parentes de homens e mulheres que desenvolveram a escrita, a astrologia, as ciências e as pirâmides. São fruto de um povo que desenvolveu as técnicas agrícolas e domina a medicina alternativa. São fruto de um povo que conhece as folhas e como despertar o poder delas.” Falou Ricardo de Andrade