É um inicio… Porém, um passo a frente e já não estais no mesmo lugar. Quando vereador levei as ruas, ao MP e até ao interior dos ônibus, medindo as temperaturas internas, um movimento chamado “Climatização Já”- com forte adesão de usuários.
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A ideia é simples: ônibus atraente menos precário e capaz de desafogar o trânsito da cidade pela opção ao transporte coletivo. Provei ao MP e ao SINDIÔNIBUS e a CMJP, ao Governo do Estado e a PMJP na época de Cartaxo, que podíamos fazer isso sem aumentar as passagens. Como? reduzindo ICMS das peças dos ônibus e diesel junto com o ‘Preço Público’ que é o ISS das passagens dos ônibus. Assim, teríamos redução de 8 a 10% dos custos gerais das empresas, valor muito mais que suficiente para arcar com o maior gasto de combustível e novas manutenções do veiculo modernizado. Como é em vários estados que dispõe deste serviço há tempos – como o RJ onde fui conhecer a experiência e ver os cálculos na planilha.
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Entrevista explicando o projeto com dados incontestáveis
Nossa frota de 450 veículos poderia ser modificada em cerca de 25% ao ano. Se tivesse sido ouvido na época (2014 até 2016 e depois em 2020), hoje, 8 anos depois, já estaríamos com a frota toda modernizada e climatizada, com wi-fi inclusive. Naquele momento pedi à “aliança” que existia entre governo e prefeitura (2014 Ricardo e Cartaxo fizeram aliança eleitoral, onde afirmei que não participaria de teatro) para ser ouvido e mostrei o estudo nosso. O lucro e subserviência aos monopólios do transporte coletivo foram mais forte que nosso movimento.
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Também afirmei que o UBER, os mototáxis e o calor crescente tornariam os ônibus menos atraentes, o que diminuiria seus clientes. Dito e feito: agora, medidas como essa surgem atrasadas e infelizmente prometem ainda serem mais caras que a passagem normal. Entretanto, creio que logo perceberão que mais barato que o custo de um viaduto é modernizar a frota. Qualificar o transporte coletivo é muito mais eficaz para desafogar o trânsito que caros viadutos que mitigam por pouco tempo uma pequena área.
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Ônibus tradicionais não servem como estratégia de melhoria do tráfego na cidade.
De momento é celebrar a sensibilidade da gestão Cícero por abraçar a causa da desprecarização do transporte coletivo e impulsionar este debate para que juntos: estado e município possam ajudar no barateamento destes custos para os consumidores, por suas vantagens estratégicas.
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Por Renato Martins com Raio X das Notícias
RELEMBRE: ABAIXO SEGUE UMA DAS MATÉRIAS DE 2015 QUE SAIU EM VÁRIOS SITES LOCAIS E NACIONAIS SOBRE NOSSO PROJETO:
Proposta de vereador sobre climatização dos transportes coletivos de João Pessoa chama atenção da população
Uma proposta de projeto de lei, voltada para o transporte público, vem chamando atenção dos moradores da capital paraibana. A ideia, que partiu do vereador Renato Martins, tem como principal objetivo climatizar os ônibus proporcionando maior conforto e qualidade aos usuários de transportes coletivos de João Pessoa. O vereador está se locomovendo de ônibus para fazer um levantamento dos principais problemas e leva com ele um termômetro para medir a temperatura dentro dos veículos.
Muitos sites nacionais que cobrem transporte coletivo mostraram nosso estudo e ideia. |
No estado toda a mídia, assim como redes sociais, se ‘entupiram’ com placas de #ClimatiçãoJá |
“O Brasil inteiro vem aprendendo com as experiências do mundo. O transporte coletivo é barato e de qualidade em muitas cidades. O ministério público do Rio de Janeiro ganhou na justiça a medida de climatizar os ônibus. Em São Paulo foi baixada uma nova portaria exigindo que os ônibus sejam climatizados. Em Fortaleza já existe, assim com Recife enfim, é um movimento nacional que parte de um principio muito simples que quer investir na mobilidade humana antes da urbana” argumentou Renato.
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Durante muitos anos, nas gestões de Cícero, João Pessoa adotou ônibus com ar condicionado em diversas linhas
“Já fomos ao ministério público onde foi marcada uma audiência pública e já provocamos a OAB para apoiar o nosso projeto” declarou. O vereador completou sua defesa dizendo que o calor é fator de risco para a saúde dos passageiros e causa quedas de pressão e estresse. Ele declarou que vai levar o projeto a AETC e cobrará fiscalização por parte da Semob. “O ruído e o calor dentro dos ônibus provocam doenças das mais simples como as quedas de pressão até as mais graves como o estresse. Conforto não é luxo, é qualidade de vida. Até dia 03 de março apresentaremos a AETC o projeto de lei e o estudo. Iremos também cobrar da Semob fiscalização” finalizou Renato.