Energia mais cara: Aneel define bandeira vermelha patamar 1 para outubro

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária aplicada nas contas de energia em outubro será a vermelha patamar 1, o que implica em cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas registrado no país, o que reduziu os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração elétrica do Brasil. A situação exige o acionamento de usinas termelétricas, mais caras, o que justifica o encarecimento da tarifa.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, explicou a Aneel, em nota oficial.

Apesar do custo adicional, o cenário é considerado menos grave em comparação a setembro, quando esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, com cobrança de R$ 7,87 a cada 100 kWh. A redução reflete a proximidade do período úmido, quando a geração de energia nas hidrelétricas tende a aumentar.

Em setembro, o IPCA-15, índice que antecipa a inflação oficial, já havia registrado impacto do aumento nas contas de energia elétrica, pressionando os preços no país.

A Aneel destacou ainda que, mesmo com o crescimento da energia solar na matriz elétrica nacional, sua característica intermitente impede que o sistema dependa dela em tempo integral. “É necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, informou a agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais