A fama de João Pessoa de ser um dos destinos mais desejados pelos brasileiros chegou ao mundo e colocou a capital paraibana na liderança do ranking mundial como o destino mais popular do mundo para 2025. O destaque foi dado pelos seguidores da página internacional do Time Out Travel (@timeouttravel) no Instagram, que conta com mais de 31,4 mil seguidores e que compartilha experiências e sugestões de viagens pelo planeta.
O destaque é resultado de opiniões das pessoas ao redor do globo, viajantes que se dizem ansiosos por dar aquelas escapadas e se baseando em pontos como tranquilidade e bem-estar, atribuídos a João Pessoa, conhecida no mundo com uma das cidades mais verdes.
A importância de liderar esse ranking é incomensurável, como afirma o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues. A cidade está à frente de destinos turísticos tradicionais, a exemplo de San Pedro de Atacama, no Chile; Naha, Okinawa, no Japão; Willemstad, em Curaçao; entre outros.
Daniel Rodrigues disse que somadas aos atrativos de natureza, com praias exuberantes, mar e sol o ano interior, João Pessoa está preparada para superar as expectativas dos turistas, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Ele aponta o projeto de governo da Prefeitura, por determinação do prefeito Cícero Lucena, que priorizou uma série de ações voltadas para o Turismo, não delegadas à Setur, mas como praticamente toda a estrutura administrativa.
“Cada secretaria tem participação fundamental nesse projeto que vem sendo desenvolvido desde o início dessa gestão. Seja na infraestrutura, segurança, iluminação, limpeza, mobilidade, atividades culturais e esportivas, acessibilidade, inclusão, todas com as suas responsabilidades”, enfatiza o secretário.
A expectativa do secretário é de que João Pessoa tenha um de seus melhores períodos de alta estação de todos os tempos, respaldado ao feedback que tem recebido do segmento hoteleiro, que aponta uma ocupação média de quase 100%, além do otimismo do setor de alimentação fora do lar, que tem reforçado seus quadros de colaboradores tendo em vista a intensa movimentação de clientes.
Ranking internacional:
João Pessoa
Tromsø, na Noruega
Sanya, na China
Trieste, na Itália
San Pedro de Atacama, no Chile
Houston, nos Estados Unidos
Naha, Okinawa, no Japão
Villajoyosa, na Espanha
Tignes, na França
Willemstad, em Curaçao
Texto: Fábio Cardoso
No meio do caminho de um dos trechos mais movimentados do litoral do Nordeste, a capital paraibana era conhecida pela tranquilidade, praias vazias e uma orla de prédios baixos com pequenos hotéis.
“João Pessoa não chamava atenção nacionalmente. Por muitos anos, ficamos de lado”, diz Brambilla, coordenadora do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) da UFPB.