A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) dará início, nesta quinta-feira (19), à ‘Operação Verão 2025’, com uma solenidade no Largo de Tambaú, em João Pessoa. O evento vai contar com a presença de autoridades, exibição de equipamentos e uma apresentação musical natalina das bandas das forças de segurança. As ações, que começam no início do verão, seguirão durante as festas de fim de ano e o Carnaval.
A operação mobiliza equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e outros órgãos do Sistema de Segurança Pública, como o Detran-PB e o Sistema Penitenciário. O esquema de segurança abrange os 223 municípios paraibanos, com reforço nas áreas de maior fluxo de pessoas.
Polícia Militar
A PM-PB atuará com viaturas, motocicletas, cavalos, drones e bicicletas, além de policiamento a pé, seguindo as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística. Na capital e em regiões turísticas, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) realizará rondas, blitzen e abordagens, utilizando Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos para maior agilidade.
Corpo de Bombeiros
Os bombeiros militares terão apoio de médicos da Secretaria de Estado da Saúde em casos de resgate, como afogamentos. A atuação será reforçada com Viaturas de Intervenção Rápida (VIR) e embarcações para garantir a segurança dos banhistas em praias e mananciais no interior do estado. Equipes de mergulhadores especializados estarão à disposição para operações subaquáticas.
Polícia Civil
A Polícia Civil intensificará os plantões e instalará Delegacias Móveis em locais de grandes eventos. A população também pode contar com a Delegacia Online para registros remotos de ocorrências não violentas e o Disque Denúncia (197), que permite o envio de fotos, vídeos e áudios de forma anônima.
Detran-PB
O Detran participará da operação com 60 agentes de trânsito, utilizando viaturas, etilômetros, talonários eletrônicos e barreiras de sinalização para fiscalizações da Lei Seca.
Com o apoio de aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e um efetivo integrado, a Operação Verão busca garantir a segurança, prevenir crimes e reduzir acidentes durante o período de alta temporada no estado.