A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa reuniu gestores dos serviços de Atenção Básica, Especializada e Pré-hospitalar para apresentar novos protocolos operacionais visando agilizar os encaminhamentos para exames e consultas na Rede de Saúde do Município.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, os protocolos estabelecem critérios claros para os encaminhamentos nos serviços de saúde. “A rede de saúde e seus fluxos são complexos, por isso os médicos deverão se basear nesses critérios para saber quando encaminhar um paciente para uma determinada especialidade ou exame”, afirmou.
Os novos protocolos têm como objetivo orientar e reforçar a referência correta dos pacientes para especialidades, de acordo com critérios clínicos consolidados na literatura médica, além de definir critérios de prioridade para os encaminhamentos.
Eduardo Simon, médico regulador da Central de Regulação Municipal, explicou: “Estamos estabelecendo critérios nos protocolos municipais para determinar se um caso está correto e, quando estiver, se é mais grave do que outros.”
A SMS elaborará um cronograma para o treinamento dos profissionais que atuam nos serviços assistenciais, começando pelos médicos e enfermeiros da Atenção Básica. “Será um trabalho continuado. Posteriormente, vamos treinar também agentes de saúde da família e profissionais de outros serviços”, destacou o secretário municipal de Saúde.
Além dos profissionais, a população também terá acesso aos protocolos para entender melhor os critérios de encaminhamento. Os documentos estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa através do link: https://hipl.at/_Nb4