A série D do Campeonato Brasileiro está em seu rito final. Quem não acompanha não imagina o que tá perdendo. O encontro sensação das oitavas é o choque de paraibanos x cearenses. Atlético Cearense X Sousa e Nacional de Patos X Ferroviário. Os vitoriosos avançam para o duelo que define quem sobe para a série C. Entretanto, a impressão que dá é que essa disputa pelo nível do apresentado pelas equipes, já parece uma final antecipada.
Eu bem sei, como cearense de nascimento e paraibano de coração, embora morando em JP e sendo torcedor e conselheiro do Ferroviário de berço (como também do Belo e do Sport por afinidade), time que meu pai foi um dos fundadores, me impressiona a festa e a expectativa no sertão. Num momento de forte afirmação do futebol paraibano pois o Belo vai muito bem na C. Navega águas tranquilas com muito mérito – mas o porto seguro ainda é longe. A D, diferentemente, o cadafalso ou o pódio se dará em poucas semanas; 3 pra ser exato. Por isso o choque da D é simplesmente imperdível e ambos os jogos passarão na TV e terão VAR.
Até as casas de aposta apontam equilíbrio extremo. No jogo Atlético Ce X Sousa botam pequena vantagem para o time da casa, já Nacional X Ferroviário, vantagem mínima para os visitantes, por ser o único invicto e recordista de pontos neste campeonato. Outra questão é que todos os times contam com força máxima, não havendo desfalques decisivos em nenhuma das agremiações. Outra curiosidade é que os times jogam parecidos, em esquemas táticos conservadores fora de casa e ousados dentro. Tanto que todos os 4 ganharam suas vagas em casa goleando, com exceção da vitória magra do Sousa sobre o Falcon.
Jogos imperdíveis para cearenses e paraibanos. Quem puder vá ao estádio, como eu que vou a Patos. Quem não puder ligue sua TV na Fsports pelo You Tube. Atlético x Sousa será as 15 horas de sábado 11/08 pela Fsport e domingo as 16 horas teremos Nacional x Ferrão ao vivo pela TV aberta Canal Brasil. Tremei neste fim de semana série A e b e jogos de times europeus, humildemente se recolham curvados dando passagem com aplausos à brilhante e epopeica Série D – neste colossal embate paraibanos X cearenses.
Por Renato Martins