Grupos palestinos pedem que Tribunal Penal Internacional investigue Israel por genocídio – Putin foi condenado por erros na guerra da Ucrânia

Três grupos palestinos de direitos humanos formalizaram denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI), pedindo que o órgão investigue Israel por possíveis crimes de guerra em Gaza.

Os coletivos Al Haq, Al Mezan e a Campanha dos Direitos Humanos da Palestina pedem que seja apurado o possível crime de genocídio contra palestinos, notadamente devido a ataques aéreos em áreas densamente povoadas da faixa.

Mohammed Abed/AFP
Palestinos durante funeral de vítimas de ataques em Rafah, no sul da Faixa de Gaza
Palestinos durante funeral de vítimas de ataques em Rafah, no sul da Faixa de Gaza

Sem fornecer detalhes, o TPI afirmou que recebeu o comunicado e que o avalia. O tribunal responsável por avaliar possíveis crimes em conflitos armados não tem Israel como um dos seus membros —Tel Aviv não reconhece o Estatuto de Roma, jurisdição da corte—, o que complica o cenário. A Palestina, por sua vez, é considerada um Estado membro do TPI desde 2015.

Em nota à Reuters, a chancelaria israelense disse que também coleta evidências de crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos pelo Hamas. 

Fonte: Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais